Dicas para não ter dor de cabeça
DICAS PARA NÃO TER DOR DE CABEÇA
A DNW CRÉDITO E FINANCIAMENTO, preocupada com o alto índice de reclamações decorrente do empréstimo consignado, adota medidas de rígido controle de qualidade e adoção de práticas éticas e transparentes em suas operações.

Em hipótese alguma compactua com procedimentos divorciados da ética comercial balizada pelo Banco Central do Brasil e não admite, sob qualquer pretexto, que seu time de colaboradores se desviem desse rumo.
Dessa forma, o presente artigo tem como premissa maior, demonstrar aos nossos clientes e parceiros comerciais, as razões pela qual devem se cercar de cuidados indispensáveis quando da contratação de empréstimo consignado.
O Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) aponta o alto número de denúncias de segurados do INSS que recebem ofertas de consignados logo após terem a aposentadoria ou qualquer benefício previdenciário concedidos e também referentes a empréstimos fraudulentos feitos em seu nome.
Joseane Zanardi Parodi, coordenadora adjunta do IBDP, aponta que, mesmo com a Lei Geral de Proteção de Dados, o vazamento de dados continua. “Inclusive com bloqueio do número do celular no site www.naomeperturbe.com.br, a situação permanece, pois cada hora a ligação é feita de um número”, diz.
O “Não me Perturbe” é uma ferramenta na qual o consumidor pode proibir instituições financeiras e correspondentes bancários de entrar em contato por meio telefônico para oferecer crédito consignado
De acordo com a Febraban, entre 2 de janeiro e 30 de abril, 1.526.890 de pessoas solicitaram o bloqueio telefônico por meio da ferramenta para não receber ofertas de consignado. A maior quantidade de pedidos foi realizada por moradores dos estados de São Paulo (30,4%), Rio de Janeiro (11,4%) e Minas Gerais (11,4%).
Segundo Joseane, o incômodo aos beneficiários é diário e se torna pior quando constatam que foi feito um empréstimo sem a sua ciência, percebendo somente quando verificam o desconto no extrato de pagamento.
Isso acontece ainda mesmo com as regras estabelecidas pelo INSS em 2019. Os recém-aposentados só podem receber ofertas de empréstimo consignado 180 dias após a concessão do benefício. E nos primeiros 90 dias, a conta do aposentado fica bloqueada para a contratação de empréstimos.
As instituições financeiras que violam as regras estão sujeitas a suspensão e rescisão de contratos com a Previdência. Por isso, os segurados podem denunciar a instituição ao INSS, seja na ouvidoria do órgão, na central de teleatendimento 135, pelo site Meu INSS ou pessoalmente em qualquer agência.
Para evitar esses problemas, a DNW CRÉDITO E FINANCIAMENTO sugere:
- Bloqueio: é possível bloquear o benefício previdenciário para realização de empréstimo consignado no site ou aplicativo meuinss.gov.br ou pelo telefone 135.
- Cadastro no “não perturbe”: o beneficiário do INSS deve cadastrar os números dos telefones no site nãomeperturbe.com.br para evitar o recebimento de ligações.
- Reclamação no Consumidor.gov.br e no Procon: se as ligações não cessarem, o beneficiário pode também registrar reclamação no site www.consumidor.gov.br para gerar estatística e identificar a instituição bancária que está desrespeitando o pedido de não perturbe. Além disso, recomenda-se registrar reclamação no Procon local.
- Boletim de ocorrência: se não houve interrupção das ligações perturbadoras ou se for verificado que houve empréstimo consignado sem consentimento do beneficiário, também deverá registrar boletim de ocorrência para que sejam investigados crimes de acesso indevido a dados pessoais, bem como importunação e fraude.
- Ação judicial: caso o empréstimo consignado não tenha sido efetuado pelo beneficiário, ele deverá procurar um advogado especializado para ingressar com pedido de liminar para suspender os descontos e dano moral por toda a dor de cabeça contra o INSS e a instituição financeira responsável. A advogada lembra que é importante destacar a importância de registrar as reclamações para que seja apurado como esses dados chegam aos bancos e quais estão cometendo as infrações.
O INSS, atento às irregularidades nos procedimentos sugere:
- Nunca dê seu CPF nem o número do cartão do INSS para quem quer que seja;
- Leia com atenção cada documento antes de assinar;
- Se algum dinheiro não esperado aparecer em sua conta, veja a origem e entre em contato com a instituição para devolver o valor recebido;
- Monitore os valores da aposentadoria e do empréstimo consignado no site Meu INSS.
Ao negociar empréstimo consignado, certifique-se da idoneidade da empresa ofertante, solicitando seus dados de CNPJ e número do Certificado de Correspondente Bancário, que poderá ser consultado no site da Federação Brasileira dos Bancos – FEBRABAN https://www.certificacaofebraban.org.br/Home/Correspondentes
Desta forma, a DNW CRÉDITO e FINANCIAMENTO reafirma seu compromisso com a legalidade, com a transparência e ética para com seus clientes e parceiros, sempre atenta as regulamentações dos órgãos reguladores, oferecendo um serviço de correspondente bancário íntegro, sério e livre de qualquer conduta ilícita.