Empréstimo consignado terá um aumento de juros em janeiro

 A partir de janeiro de 2022 a taxa do empréstimo consignado para os aposentados e pensionista do INSS subirá para 2,14% e cartão de credito para 3,06%.

O teto dos juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será reajustado para cima. O empréstimo consignado terá taxa de 2,14% e o cartão de crédito sobe para 3,06%.

Atualmente, a taxa é de 1,80% e 2,70%. A decisão foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira (6) pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).

O Ministério do Trabalho e Previdência disse em nota que levou em conta o movimento de alta da taxa básica de juros, a Selic, e da inflação para a correção dos valores. “Os conselheiros reconheceram a necessidade de alterar a taxa para se adequar às oscilações do mercado financeiro e ressaltaram a importância da educação financeira para aposentados e pensionistas do INSS”, diz o texto.

A Selic estava em 2% ao ano no início de 2021 e já chegou a 7,75% na reunião de outubro do Comitê de Política Monetária. Foi a sexta alta consecutiva e, nesta semana, o comitê deve elevar ainda mais a taxa básica de juros do país.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) também teve alta considerável no período, de 8,45% neste ano e passando dos 10% na janela de 12 meses.

“Importante destacar que, no Conselho, nós definimos o teto de juros do consignado, não a taxa que será aplicada”, diz em nota o secretário de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, Leonardo Rolim.

O empréstimo consignado é aquele descontado diretamente na aposentadoria ou pensão. O valor máximo depende de quanto o interessado recebe por mês, para que a renda não fique comprometida.

Os juros do consignado valiam desde março de 2020, quando o governo havia anunciado uma redução nos módulos de crédito para dar mais recursos aos aposentados e pensionistas para atenuar os efeitos da pandemia do coronavírus.

Na época, o teto dos juros para empréstimos consignados passou de 2,08% para 1,80% ao mês e, nas operações realizadas pelo cartão de crédito, o teto dos juros recuou de 3% para 2,70% mensais.

Vale lembra, que a taxa para empréstimo consignado, permanece com a taxa de 1,80%. Aposentados e pensionistas, que desejam fazer seu contrato de empréstimo ainda podem aproveitar essa taxa que ficara disponível ate o fim de dezembro.

Na DNW CREDTIO E FINANCIAMENTO, você pode simular seu empréstimo de forma rápida segura e online, e com um prazo maior de suas parcelas.

DNW CREDITO E FINANCIAMENTO

FACEBOOK: DNW CREDTITO E FINANCIAMENTO

E-MAIL: dnwcredito@outlook.com

TEL: (11) 3241-2009

CEL: (11) 9.6824-9533

CEL: (11)9. 7153-3946

2 comentários em “Empréstimo consignado terá um aumento de juros em janeiro”

  1. Pingback: Aposentados: como organizar vida financeira – DNW Crédito – Dinheiro para o que quiser!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×

Olá!

Se você tem dúvidas ou deseja falar com um de nossos consultores, basta clicar abaixo.

× Como podemos te ajudar?